sábado, 6 de fevereiro de 2010

BUSCAMOS ALÍVIO OU CURA?

Uma pessoa muito aflita procurou um Mestre em busca de ajuda. Este lhe perguntou:

-Deseja realmente ser curado?
-Acha realmente que me daria ao trabalho de lhe procurar se não desejasse? Respondeu a pessoa.

-E por que não? Disse o Mestre -A maioria das pessoas faz isso.

-Então para que vêm? Retrucou a pessoa aflita.

O Mestre respondeu -Elas vêm não precisamente buscando a cura, que é dolorosa, mas buscando alívio. E a seus discípulos, disse o Mestre:

"As pessoas que desejam curar-se de forma que o possam fazê-lo sem dor, são como os que são a favor do progresso, desde que não signifique para eles mudança alguma."

. . .

Não queremos mudar. De forma alguma. O ego se aferra. O ego negativo sabe que deve romper-se para que nós mudemos, e não está disposto a fazê-lo. É como um ovo que começa a rachar e pensa: "Como gostaria que me colocassem em água fervente, para tornar-me mais duro, de forma a não precisar liberar uma nova vida que me rompa desde o interior!" (Alejandro Jodorowsky)


. . .


Diz Marianne Costa que queremos melhorar, mas não mudar, já que ao mudar, morremos para o que éramos. O ego resiste a tudo que lembre a morte. Quando dizemos "quero melhorar", estamos caindo numa armadilha, pois na realidade dizemos "me mantenho igual, com alguns remendos".


Fonte: Plano Creativo / Alejandro Jodorowsky / Marianne Costa