quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MANDALAS III

Tudo que sobe tem que descer, e tudo que desce volta a subir. Trata-se de uma lei muito antiga, ou melhor, atemporal, válida tanto para culturas, épocas, estilos de arte, como para os povos e indivíduos. Válida até para a conjuntura econômica, gostos e modismos. A mandala exprime assim o curso geral da história como o próprio destino dela através do tempo.

Depois do apogeu das catedrais e suas rosáceas, teve início a destruição da mandala. Os espanhóis destroçaram as culturas da América Central ao saírem em busca do ouro dos Maias e Incas (note-se que o ouro, o mais nobre dos metais, é o símbolo do Sol, gigantesca mandala de fogo).

Outros povos europeus, também movidos pela idéia da conquista predatória, se encarregaram de destruir culturas inteiras que viviam sob a égide da mandala. Em outros termos, o hemisfério esquerdo do cérebro declarou guerra ao direito. Também as culturas indígenas da América do Norte, com suas mandalas de areia, foram vencidas pelos homens brancos.

Em outros continentes, outras culturas sagradas também não tiveram chance contra o novo modo de pensar e de agir. Dessa forma, a mandala sucumbiu também na Índia.

Fonte: Mandalas / Rüdiger Dahlke (Pensamento)
Ilustração: Buddha Tarot