domingo, 5 de julho de 2009

O EVANGELHO SEGUNDO JODOROWSKY - Parte 3: O Pai

Quando falamos "Pai", de que estamos falando?

Segundo Jodorowsky, já ao pronunciar esta palavra estamos falando de esperma. O Pai é o princípio ativo, o princípio de vida, inseminador, aquele que vai depositar a semente para o novo. Este princípio está dentro de cada um de nós.

Mas para que este princípio possa se realizar é necessário haver a Mãe. A Mãe que vai engendrar esta nova vida. Em alguma parte nossa, somos a Mãe, bem como em alguma parte nossa somos o Filho. E se analisarmos o mito vemos que antes de haver a Mãe precisou haver a Filha. Pois a Virgem Maria se converte em Mãe havendo sido antes a Filha. Maria é antes de tudo filha do Pai, e assim, se converte em Mãe.

Mas não devemos confundir: em alguma parte de nós, somos a Mãe, mas não o Pai. Cada um de nós possui em si mesmo a seu Pai. Cada um de nós tem dentro de si este princípio divino. Este Pai nos vê e não nos critica. Não é como o Super Ego freudiano, que repreende e censura. Em alguma parte de nós podemos nos encontrar com este princípio divino.

Possuo em mim mesmo meu Pai: há em mim uma parte que não sou eu, e que ainda sim é o melhor de mim. Que me compreende por completo, que me respeita, que me ama e me absolve. Que jamais me considera culpado ou insuficiente.

Ao dizer "Pai", aceito que sou criatura, que fui criado, que nenhuma de minhas ações provém de mim, que não sou a fonte. Eu fui criado. Não sou o criador, mas o transformador. Quando digo "Pai", aceito a possibilidade de engendrar enquanto Mãe, enquanto princípio feminino, receptivo. Aceito a energia do Pai, que é o momento presente.

O Pai é todo amor. É o amor completo, o impulso de vida. É a vida mesma que este Pai te dá. Ele te sustenta, te mantém vivo. Cristo diz: "...teu Pai sabe do que tu necessitas, antes que tu peças". Ou seja, você pede algo que Ele já sabe que lhe falta. Conhece pontualmente tuas necessidades. A cura essencial estaria então no entrar em contato com seu Deus interior. A finalidade de sua vida se alcança quando você entra em contato com seu Deus interior.