terça-feira, 10 de novembro de 2009

APRESENTANDO: PSICOGENEALOGIA

Alejandro Jodorowsky, além de cineasta, escritor, dramaturgo e tarólogo, é conhecido mundialmente por suas técnicas terapêuticas, como a Psicogenealogia, terapia baseada nas heranças psicológicas familiares.

De acordo com Jodorowsky, a Psicogenealogia parte da premissa de que determinados traumas e comportamentos inconscientes se transmitem de geração em geração, e para que um indivíduo tome consciência destes padrões inconscientes, e possa desligar-se deles, é necessário que estude sua árvore genealógica. Assim sendo, a Psicogenealogia constitui-se como um estudo da árvore genealógica como via de conhecimento, e com uma finalidade eminentemente sanadora.

A teoria psicogenealógica foi sendo desenvolvida por Jodorowsky a partir de seu trabalho literário, em livros como Quando Teresa Brigou com Deus e A Dança da Realidade, bem como em suas conferências e cursos, e atualmente segue em pleno desenvolvimento, através do trabalho do próprio Jodorowsky e de seus colaboradores, profissionais de vários campos de conhecimento.

...

"Nossa árvore genealógica por um lado é a armadilha que limita nossos pensamentos, emoções, desejos e a nossa vida material... e, por outro lado, é o tesouro que guarda a maior parte dos nossos valores."

- Alejandro Jodorowsky

Fonte: Plano Creativo / Quando Teresa Brigou com Deus
Imagem: Getty Images