terça-feira, 29 de setembro de 2009

O EVANGELHO SEGUNDO JODOROWSKY - Parte 5: SER JOÃO

É curioso, mas a história de Cristo não começa com ele. Começa com a história de João, o homem que vai preparar o caminho, que vai anunciar a chegada de Cristo. É necessário compreender, portanto, que para chegar a Cristo deve-se passar por João. Sem ele, não haveria Cristo como o conhecemos.

O mesmo se dá em nosso mundo interior: se dentro de nós não existe algo que nos anuncie a chegada e o florescimento de nosso Deus interior, se não há um trabalho consciente, um trabalho de preparação, jamais realizaremos seu nascimento. Assim como João, é preciso que nos exilemos no deserto para começar a preparar o caminho.

Para dedicar-se a este trabalho é preciso um grande sacrifício. De fato: ainda menino, João abandona seus pais e se exila no deserto. Se prepara. Se põe à prova.

Se não acreditamos que o trabalho é realizável, se não nos aplicamos à tarefa, se não nos consagramos a criar o caminho para que nosso Deus interior apareça, então nada será feito.

Terapeutas, grupos de meditação, artistas sacros, todos aqueles que se dedicam a elevar seu nível de consciência... todos são João. Ser um João significa ser alguém que vai preparar o caminho para que algo maior apareça.

imagem: Bosch