sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O MELHOR DE MIM

Quando alguém faz uma oferenda num templo, sempre oferece o melhor que tem. Não se oferece o que se tem sobrando. Oferecem o melhor animal, a mais bela flor, etc.
...



Há uma história maravilhosa: um mestre cultivava um belíssimo campo de lírios, e um grande guerreiro, ao tomar conhecimento deste jardim, quis vê-lo e mandou um mensageiro anunciar ao mestre sua chegada. No dia seguinte, quando o guerreiro chegou, não havia um só lírio no jardim. O mestre havia cortado todos. Então o guerreiro, furioso, entrou na casa do mestre para matá-lo. Mas este o esperava para dar-lhe algo: "Aqui está o mais belo lírio", disse o mestre ao guerreiro. Ele havia sacrificado todo seu jardim, para escolher o melhor, que ofertava ao seu visitante.

...


Me sacrifico se amo alguém. Sacrifico meus desejos, minhas necessidades, minhas idéias, e lhe ofereço o melhor de mim, que é meu estado de consciência: nos comunicamos de consciência a consciência. Este é o sacrifício.


- Alejandro Jodorowsky

CONTEÚDO X ESSÊNCIA


Somos o conhecer, não o que é conhecido. Nada que possamos saber a nosso respeito somos nós. Conhecer sobre o que nós somos não é conhecer o que nós somos. O que achamos que somos é conteúdo, não essência."

- Eckhart Tolle

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Parabéns!

FELIZ CUMPLEAÑOS, ALEJANDRO JODOROWSKY!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CONTOS FILOSÓFICOS: A Mulher Infeliz


Uma mulher que sofria de depressão crônica acabou encontrando um terapeuta e disse-lhe:

- Doutor, tenho um marido que me ama e que me enche de presentes, tenho filhos com boa saúde, um trabalho que me interessa e no qual tive sucesso. Por outro lado, não sofro de nenhuma doença grave. Em resumo, sou infeliz.

Um ano mais tarde, o terapeuta, que se mostrara impotente para aliviar sua paciente, reencontrou-a por acaso numa noite. Ela lhe disse que o marido a abandonara para partir com outra mulher, que os filhos estavam se drogando, que tinha perdido o emprego e acreditava estar com uma doença terminal.

- E então? - perguntou o terapeuta. - Você não é mais infeliz?

- Sim - ela respondeu - , mas agora sei o motivo.

CONTOS FILOSÓFICOS: O Maior Mestre


Um monge zen de boa reputação contou que o maior mestre que ele conheceu chamava-se Oshibu.

- O que encontrou nele? - perguntou-lhe um outro monge.

- É muito simples: cheguei a ele sem nada e parti sem nada.

- Isso é tudo? - exclamou o outro monge. - E você disse que ele é o maior mestre que você já conheceu?

- Sim, eu disse.

- E por quê?

-Porque sem ele como eu teria sabido que cheguei sem nada e que parti sem nada?

CONTOS FILOSÓFICOS: A Suprema Sabedoria


Um noviço perguntou a um mestre:


- Como um ser humano pode saber que atingiu a suprema sabedoria?

- Quando ele cessa de se fazer esta pergunta.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OUTRA PORTA


Chegou ante a porta sagrada. A chave que havia encontrado não encaixou na fechadura. Ao invés de buscar outra chave, se pôs a buscar outra porta.

- Alejandro Jodorowsky

sábado, 6 de fevereiro de 2010

BUSCAMOS ALÍVIO OU CURA?

Uma pessoa muito aflita procurou um Mestre em busca de ajuda. Este lhe perguntou:

-Deseja realmente ser curado?
-Acha realmente que me daria ao trabalho de lhe procurar se não desejasse? Respondeu a pessoa.

-E por que não? Disse o Mestre -A maioria das pessoas faz isso.

-Então para que vêm? Retrucou a pessoa aflita.

O Mestre respondeu -Elas vêm não precisamente buscando a cura, que é dolorosa, mas buscando alívio. E a seus discípulos, disse o Mestre:

"As pessoas que desejam curar-se de forma que o possam fazê-lo sem dor, são como os que são a favor do progresso, desde que não signifique para eles mudança alguma."

. . .

Não queremos mudar. De forma alguma. O ego se aferra. O ego negativo sabe que deve romper-se para que nós mudemos, e não está disposto a fazê-lo. É como um ovo que começa a rachar e pensa: "Como gostaria que me colocassem em água fervente, para tornar-me mais duro, de forma a não precisar liberar uma nova vida que me rompa desde o interior!" (Alejandro Jodorowsky)


. . .


Diz Marianne Costa que queremos melhorar, mas não mudar, já que ao mudar, morremos para o que éramos. O ego resiste a tudo que lembre a morte. Quando dizemos "quero melhorar", estamos caindo numa armadilha, pois na realidade dizemos "me mantenho igual, com alguns remendos".


Fonte: Plano Creativo / Alejandro Jodorowsky / Marianne Costa


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

OBRIGANDO A RECEBER


Para ir de seu templo até o rio, um santo percorria, dia após dia, com os pés desnudos, um caminho árduo e tortuoso. Seu devoto rei, para proteger-lhe as plantas dos pés, ordenou que cobrissem todo o trajeto com um macio tapete. Ao perceber que o santo avançava flutuando a dez centímetros do solo, para fazer-lhe descer e sentir a maciez do tecido, lhe obrigou a usar pesadas botas de ferro.

-Alejandro Jodorowsky

Fonte: Plano Creativo