segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NECESSIDADES

Certa manhã, chegou às portas de uma cidade um mercador árabe, onde encontrou um pedinte morto de fome. Sentiu pena do homem e o ajudou lhe dando duas moedas de cobre. Algumas horas mais tarde, os dois homens voltaram a se encontrar nas cercanias do mercado.

-"O que fez com as duas moedas que lhe dei?", perguntou o mercador.

-"Com uma delas comprei um pão, para ter DO QUE VIVER. Com a outra comprei uma rosa, para ter PORQUÊ VIVER.", respondeu o outro.


Imagem: Getty Images

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

LIMITES MENTAIS

Que coisas o intelecto pode fazer, e que coisas não pode:

O intelecto pode perguntar, mas não pode responder.
O intelecto pode crer, mas não pode criar.
O intelecto pode imaginar, mas não pode conhecer.


Imagem: Getty Images

OS NOVOS MANDAMENTOS

- Não matar a morte.
- Não cobiçar a mulher do viúvo e ser fiel ao seu fantasma.
- Não roubar aquilo que lhe pertence.
- Não falar com a boca do seu próximo.
- Não há como citar Deus em vão, pois todos os nomes são Ele.
- Santificar seus dias de trabalho.
- Transformar seus pais em sapatos.
- Fazer da Terra um altar.
- Abençoar-se a si mesmo.

Fonte: Quando Teresa Brigou com Deus / Jodorowsky

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SOBRE A CRIATIVIDADE

Uma menina de 6 anos estava numa aula de desenho. Sentada no fundo da classe, desenhava sem prestar atenção à professora. Esta se aproximou da menina e lhe perguntou

O que está desenhando?

A menina respondeu que estava fazendo um desenho de Deus, e a professora lhe disse

Mas ninguém sabe exatamente como é Deus!

A menina lhe contestou

Vão saber num minuto!

SOBRE MULHERES E DEUSAS

J. Barrer Woolger e R.J. Woolger, baseados na teoria de C.G. Jung sobre os arquétipos como transformadores vivos de nossa consciência e de nossa existência, propõem uma tipologia da personalidade das mulheres, relacionada com seis deusas gregas. Defendem que existe uma dinâmica fundamental por trás da conduta de cada mulher, que a faz especial.

Jung foi o primeiro a destacar que este tipo de dinâmica pode ser observado de forma pura na Mitologia e na Literatura, aparecendo também nos sonhos e fantasias da vida cotidiana. Uma deusa é a forma que um arquétipo feminino assume no contexto de um relato épico ou mitológico.

Dentro desta concepção, as seis deusas gregas que influem mais ativamente nas mulheres de nossa sociedade contemporânea, e as características associadas à elas, são:

A MULHER ATENA: dirigida pela deusa da sabedoria e da civilização. Se mostra interessada pelo êxito, pela profissão, pela educação, pela cultura, pela justiça social e pela política.

A MULHER AFRODITE: governada pela deusa do amor, preocupa-se principalmente com os relacionamentos, a sexualidade, as intrigas, os romances, a beleza e a inspiração artística.

A MULHER PERSÉFONE: encontra-se sob o influxo da deusa do mundo subterrâneo. Se sente inclinada à mediunidade e ao mundo espiritual, às experiências ocultas, visionárias e místicas, assim como à todos os temas relacionados com a morte.

A MULHER ARTEMIS: governada pela deusa dos bosques. É prática, atlética e aventureira. Lhe agradam as atividades físicas, a vida ao ar livre e os animais. Se preocupa com a preservação do meio ambiente, com as formas de vida alternativas e as comunidades femininas.

A MULHER DEMETER: encontra-se sob influência da deusa das colheitas. É uma mãe terrena que ama, cria, alimenta e ajuda no crescimento de todos os seus filhos. Lhe interessam os assuntos relacionados com a maternidade e com os ciclos reprodutivos da mulher.

A MULHER HERA: está sob o domínio da rainha dos céus. Interessada pelo matrimônio, os casais e as questões relativas ao poder nas quais as dirigentes e líderes são mulheres.

Pode ser que por trás da psicologia de cada mulher possa haver não apenas uma deusa, mas a combinação de várias delas. Ou talvez exista uma deusa principal regendo a personalidade da mulher, e em diferentes momentos críticos de sua vida se veja influenciada por alguma outra deusa temporariamente, como se fossem aliadas que ajudam numa missão.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

APRESENTANDO: PSICOGENEALOGIA

Alejandro Jodorowsky, além de cineasta, escritor, dramaturgo e tarólogo, é conhecido mundialmente por suas técnicas terapêuticas, como a Psicogenealogia, terapia baseada nas heranças psicológicas familiares.

De acordo com Jodorowsky, a Psicogenealogia parte da premissa de que determinados traumas e comportamentos inconscientes se transmitem de geração em geração, e para que um indivíduo tome consciência destes padrões inconscientes, e possa desligar-se deles, é necessário que estude sua árvore genealógica. Assim sendo, a Psicogenealogia constitui-se como um estudo da árvore genealógica como via de conhecimento, e com uma finalidade eminentemente sanadora.

A teoria psicogenealógica foi sendo desenvolvida por Jodorowsky a partir de seu trabalho literário, em livros como Quando Teresa Brigou com Deus e A Dança da Realidade, bem como em suas conferências e cursos, e atualmente segue em pleno desenvolvimento, através do trabalho do próprio Jodorowsky e de seus colaboradores, profissionais de vários campos de conhecimento.

...

"Nossa árvore genealógica por um lado é a armadilha que limita nossos pensamentos, emoções, desejos e a nossa vida material... e, por outro lado, é o tesouro que guarda a maior parte dos nossos valores."

- Alejandro Jodorowsky

Fonte: Plano Creativo / Quando Teresa Brigou com Deus
Imagem: Getty Images

SOBRE AS COISAS SEM AMOR

A inteligência, sem amor, te faz perverso.
A justiça, sem amor, te faz implacável.
A diplomacia, sem amor, te faz hipócrita.
O êxito, sem amor, te faz arrogante.
A riqueza, sem amor, te faz avaro.
A docilidade, sem amor, te faz servil.
A pobreza, sem amor, te faz orgulhoso.
A beleza, sem amor, te faz ridículo.
A verdade, sem amor, te faz ferino.
A autoridade, sem amor, te faz tirano.
O trabalho, sem amor, te faz escravo.
A lei, sem amor, te escraviza.
A política, sem amor, te faz ególatra.
A fé, sem amor, te faz fanático.
A vida, sem amor, não tem sentido.

Fonte: Plano Creativo
Imagem: Getty Images